Se você ainda não leu o de "A COLMÉIA : O INÍCIO - Capítulo 24", clique aqui . Para começar lendo "A Colmeia - Capítulo 1", clique aqui . A Colmeia: O Início - Capítulo 25 . Não tenho mais um sono tranquilo. Meus pecados me revisitam todas as vezes e os meus pecados são muitos. Mas, pela primeira vez, o meu medo está dentro da minha cabeça e não fora dele. Eu posso lidar com meus sonhos agora que eu saio e sei que estou em segurança. Não há mais riscos! Não há becos e ruas escuras. O que é melhor? A sua alma te atormentando por você ter feito o que precisava ser feito... Ou um corpo livre de medos? Eu fico com a segunda opção. Em breve minha alma vai sossegar quando perceber que o veneno foi o melhor remédio. Diário da Anciã. Parte 25. ------ Fim do Capítulo 25 de "A Colmeia: O Início". Plágio é crime previsto pela Lei 9.610/98 e medidas cabíveis serão tomadas em caso de apropriação indevida. O FOLHETIM SAI TODO DOMINGO ÀS 17H, HORÁRIO DE BRASÍLIA.
No Dica, Sua Linda da semana, trago 5 dicas para você manter uma boa rotina para editar seus vídeos, você que faz vídeos para o YouTube, Instagram, etc.
1. DEIXE TODOS OS TEMPLATES ORGANIZADOS EM UMA PASTA ÚNICA
Não só da gravação se faz o seu vídeo, não é mesmo?
Você também precisa inserir o nome do vídeo, precisa indicar um "Inscreva-se no canal", informar as suas redes sociais... Tudo isso, não é mesmo? Eu, como insiro também as logos do Nanakt Produções no início e no fim de cada vídeo, deixo tudo em um local de fácil acesso para otimizar o tempo de produção de cada vídeo.
2. ESCOLHA UM FORMATO PADRONIZADO PARA SEUS VÍDEOS.
Essa é uma parte difícil: você conseguir fazer um padrão para seus vídeos que fique do seu agrado. Eu mesma ainda não cheguei no meu modelo ideal, mas venho fazendo ajustes ao longo dos vídeos e vou vendo o que fica bom, o que não fica, p que dá para mudar e melhorar, o que não dá e vou fazendo tudo a medida do possível, afinal, não se trata de um estúdio profissional pronto para receber uma gravação. Trata-se de espaços improvisados, então, a gente vai ajustando daqui, dali e vai fazendo.
3. FAÇA UM CHECK LIST DAS COISAS QUE VOCÊ PRECISA INSERIR NOS VÍDEOS.
Volta e meia eu acabo esquecendo de inserir uma ou outra coisa no vídeo. Exemplo, nos primeiros vídeos VEDA, eu esqueci de inserir a chamada do "Inscreva-se no canal" e como estou cantando, fica difícil eu fazer isso: pausar no meio da música e falar "Ei, se inscreve aí" e voltar a tocar. Então, fazia essa chamada ao final do vídeo. Mas me ocorreu que lá no final não seria suficiente. Então, o que eu fiz? Inseri uma chamada só com a imagem mesmo sinalizando que o expectador se inscreva no canal e curta o vídeo. E para não esquecer de inserir todos as informações do vídeo, eu passei a fazer uma check list. Então, antes de renderizar, eu verifico a check list e estando todas as informações lá, eu renderizo e upo o vídeo sem ficar pensando "ah, será que eu botei isso? Será que eu botei aquilo?"... Olha... trás uma paz de espírito.
4. FAÇA TESTES, MAS CUIDADO PARA NÃO "SUJAR" MUITO A IMAGEM
É muito comum a gente ficar empolgado com as ferramentas disponíveis nos editores de vídeo... QUEREMOS USAR TODAS. Mas cuidado para não acabar sujando muito o layout dos seus vídeos. Você provavelmente não fará apenas um vídeo e é interessante que você também não use todas as fichas de uma vez só. Então faça testes e veja se ficou visualmente "limpo" e se você não exagerou na mão. Vai acontecer? Vai acontecer! Mas relaxa... Acontece com todo mundo. Uma hora você acerta o ponto.
5. OBEDEÇA OS FORMATOS DE CADA PLATAFORMA
Cada plataforma exige vídeos em diferentes formatos, em diferentes tempos e isso acaba sendo bastante trabalhoso. Enquanto você pode colocar vídeos sem limites de tempo no YouTube e no Facebook, o Instagram e o Twitter por exemplo limitam o tempo. Enquanto o YouTube pede vídeos no formato 16:9; o Instagram pede formato 1:1 que você pode usar também 16:9 e 4:3 que ele faz o ajuste automático... Então cada plataforma pede uma demanda diferente. Tenha isso em mente quando for divulgar seu material.
Como eu tenho feito ultimamente:
Eu faço o vídeo do Youtube e boto para upar na plataforma.
Enquanto upa, eu começo a preparar o vídeo "1 min", que é para fazer a divulgação do vídeo no Instagram, no Twitter e no Facebook. Nesses vídeos, que são chamadas, ou seja, a minha intenção com eles é instigar as pessoas a irem ao meu canal no YouTube, eu edito inserindo informações. Veja nas imagens abaixo:
![]() |
FORMATO PARA YOUTUBE |
![]() |
FORMATO PARA OUTRAS PLATAFORMAS |
Percebem como eu insiro mais informações no formato para outras plataformas?
Ali eu estou divulgando:
- Canal do Youtube;
- A campanha: #NatachaNoNextUp;
- Os nicks dos perfis do Instagram e Twitter;
- O link do Apoia-se
Como cada uma tem suas limitações e seus formatos, eu cheguei até esse formato e agora tenho usado ele para divulgar o material do canal no Instragram, Twitter e Facebook.
Assim, eu vou otimizando a divulgação do meu material.
E aí, gostaram do "Dica, Sua Linda" de hoje?
Deixe sua opinião/sugestão nos comentários.
Já me segue lá nas redes sociais?
Natacha:Tiana Estrela:Nanakt Produções:
Comentários
Postar um comentário